quarta-feira, 3 de julho de 2013

Projeto Aprendendo com a Mata Atlântica


      No mês de Junho, tivemos o prazer de proporcionar aos nossos alunos do 9º A e do  6º A, uma visita ao Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlãntica onde está a coordenação dos programas de restauração florestal da SOS Mata Atlântica responsável pelo gerenciamento dos Programas Clickarvore e Florestas do Futuro.
       A SOS Mata Atlântica, em parceria com a Brasil Kirin, lançou no ano de 2010 o projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica” desenvolvido no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Schincariol, em Itu. O projeto de educação ambiental é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior e população local.
       Criado com o objetivo de integrar a comunidade do entorno com atividades realizadas pela SOS Mata Atlântica nesta fazenda, o projeto visa ainda sensibilizar o público para questões ambientais. É realizado por meio de visitas guiadas a fazenda, onde são apresentadas aos participantes as principais atividades e instalações da fazenda, como o viveiro produção de mudas, trilhas interpretativas e centro de interpretação. Com base em atividades lúdicas e participativas, são passados conceitos e informações com objetivo de despertar e sensibilizar os visitantes para questões de responsabilidade e sustentabilidade ambiental.


No inicio da visita, apresenta-se ao grupo o histórico da Fazenda São  Luiz, propriedade  rural onde está localizado  o Centro de Experimentos Florestais,e, sua inserção na paisagem regional.

Também, é dado destaque para as atividades realizadas pelo Centro de Experimentos Florestais, sendo enfatizada a importância da restauração florestal na conservação e melhoria da qualidade da água e dos demais recursos naturais.



Reconhecimento do local 

Viveiro de mudas 
A produção de medas de espécies florestais nativas, do bioma Mata Atlântica, destaca-se como uma das  principais atividades da linha de ação de Restauração Florestal.

Com o objetivo de apresentar e sensibilizar os participantes sobre a importância da produção de mudas, durante a visita, os alunos podem sentir a textura,

Sentir o cheiro e conhecer o nome cientifico e popular de algumas sementes e mudas da Mata Atlântica.

Conhecer detalhes de todo o processo de produção de mudas, o qual é apresentado de forma interativa para os participantes.



Através da maquete dinâmica é demonstrada a importância da mata ciliar para a proteção dos recursos hidricos, e, também, destaca de que forma cada cidadão pode ser beneficiado com a proteção e conservação das matas ciliares.

Centro de interação 



O centro de interação tem o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância das atitudes sustentáveis no dia a dia das pessoas.

Os participantes são recebidos com atividades lúdicas e de cooperação com destaque para os seguintes temas: a importância da coleta seletiva e dos 5R´s (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar e Reciclar), dados sobre a Mata Atlântica e área de abrangência do bioma no Brasil, questões sobre Água e Floresta, Biodiversidade, Sustentabilidade e reaproveitamento de materiais.

A trilha interpretativa, com 600 metros de extensão, caminhada leve, para que sejam desenvolvidas atividades de vivências na natureza. 

Após o divertido e importante passeio, o projeto oferece um delicioso lanche .


Agradecemos imensamente ao projeto Aprendendo com a Mata Atlântica  pelo convite e ao  Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlãntica pela calorosa recepção.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário