terça-feira, 11 de junho de 2013

Competência Leitora - 2º ano B

No dia 04 de junho a professora Maria Conceição Pereira de O. Pinheiro desenvolveu uma atividade apresentada durante o curso "Melhor Gestão, Melhor Ensino" (o qual a docente participa, integrando 
o quadro de docentes do Ensino Fundamental II), sobre competência leitora.

A professora, utilizando o pátio da Unidade Escolar, dividiu a turma do 2 ano B (noturno) em 7 grupos.
Trabalho desenvolvido no pátio da Unidade Escolar

Cada grupo seria responsável por desenvolver uma visão direcionada sobre o texto disponibilizado pela professora (descrição de um imóvel). Dessa maneira, os grupos formados seguiriam as seguintes visões: 

- Artistas (iriam alugar o imóvel para filmar uma novela);
- Faxineira (apontaria os pontos negativos para uma faxina); 
- Encanador (apontaria os pontos de vazamentos para conserto); 
- Comprador (estimaria um valor baixo para o imóvel); 
- Vendedor (estimaria um valor alto para o imóvel); 
- Ladrões (apontaria as falhas do sistema de segurança do imóvel);
- Crianças (apontaria o que existe de bom e ruim no imóvel).

Após a leitura em grupo e direcionamento dos pontos de análise, partiu-se para a socialização dos grupos.


Apresentação dos Artistas: apontando os melhores locais de filmagem.

Apresentação dos Compradores: mostrando que o imóvel apresenta falhas, e por isso, possui um valor imobiliário menor.


Apresentação da visão das Crianças: destacando a vizinhança e estrutura do imóvel.

Apresentação dos Encanadores: destacando as maiores falhas no sistema de água e esgoto

Grupo das Faxineiras, apontando os pontos negativos para aumento do valor de seu trabalho.

Grupo dos Ladrões: destacando as falhas no sistema de segurança e estimando o valor dos objetos dentro do imóvel.

Grupo dos Vendedores: supervalorizando o preço do imóvel.


Ao final, todos os alunos puderam observar as diferentes visões que a leitura de um texto possibilita, dependendo do interesse do leitor que a efetua. 
A atividade foi muito enriquecedora para o aumento do arcabouço teórico dos alunos, visando melhores resultados nas avaliações futuras.


(Por PC - EM Marcia Chinaglia Zabotto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário