No dia 25 de março, a professora de Língua Portuguesa MARIA CONCEIÇÃO PEREIRA DE O. PINHEIRO propôs uma atividade diferente com o 2º ano B. A partir do Currículo do Estado de São Paulo, ela dividiu a sala em 3 grupos: grupo 1: a favor; grupo 2: contra; e grupo 3: jurados.
A dinâmica foi feita no pátio da escola.
Grupo 3: Jurados
Grupo 1: A favor
Grupo 2: Contra
Aos alunos foram propostos temas polêmicos como Tatuagem, Gravidez na Adolescência, entre outros, para se posicionarem contra ou a favor dos temas. A partir da escolha do tema por um aluno, os grupos se reuniam para discutirem as propostas que seriam expostas.
Momento de criação das argumentações, auxiliado pela Professora Ceiça
Momento de criação das argumentações, auxiliado pela Professora Ceiça
Aos jurados coube a observação dos argumentos.
Apresentação dos argumentos por um representante do grupo
Apresentação dos argumentos por um representante do grupo
Dessa maneira os alunos foram instigados a defenderem um ponto de vista, mesmo não sendo a sua opinião particular.
Apresentação da argumentação dos grupos
Apresentação da argumentação dos grupos
Essa atividade procurou desenvolver a compreensão dos conteúdos abordados, e resultou em argumentos muito bem elaborados pelos grupos.
Apuração dos votos dos jurados
Apuração dos votos dos jurados
Resultado final
A professora relatou que: "Houve boa participação dos alunos, mostrando compreensão dos conteúdos abordados. Os argumentos apresentados foram convincentes e bem elaborados".
Dessa forma, por meio de uma atividade diversificada, trabalhou-se o conhecimento crítico e formação de argumentação dos alunos para a produção de artigos de opinião, habilidade essencial para o crescimento dos alunos como cidadãos.
Por: Profª Coord. Marcia Chinaglia Zabotto
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